24 de fevereiro de 2016

Medo de Voar

Post do Blog: Mondial Assistance
Texto de: Karina Bernadino

MEDO DE AVIÃO? VEJA DICAS PARA SEGURAR A ANSIEDADE

Ter medo de avião e de voar é mais comum do que se pensa. Descubra como driblar esse medo :)

Alguns medos são irracionais. Medo de avião é um deles… Sabemos que é mais fácil um acidente de carro acontecer do que uma queda de avião, mas mesmo assim andamos de carro todos os dias (ou de ônibus, cujo princípio é o mesmo), mas na hora de embarcar na aeronave… Ah, rapaz, o suadouro começa, algumas tremedeiras envolvem as extremidades, a garganta fecha e tudo o que você quer fazer é pular fora.
Mas pode ser driblado. Não se prive de viagens maravilhosas: confira nossas dicas e dê um chega “pra lá” no medo!

8 dicas para controlar seu medo de avião

1 – Analise a fonte do seu medo: é de estar no alto, ou seja, medo de altura? Ou de ficar fechado em um espaço limitado por um bom tempo, como claustrofobia? Pense: qual é a origem do meu medo? Essa resposta ajudará a racionalizar o problema.

2 – Pesquise sobre aviões e voos: a falta de conhecimento é o pior aliado na hora de perder o medo de avião. Conheça o equipamento, os procedimentos de bordo, o trabalho do piloto, copiloto e comissários. Isso ajuda a gerenciar e dar uma controlada básica no medo, afinal, você não estará entrando no escuro ao embarcar. Google it.
3 – Reconheça o território: se seu medo de avião é daqueles level hard, alguns exercícios podem ser necessários. Vá para o aeroporto, sem compromisso, sem voos agendados e apenas observe. Repare no movimento das pessoas, nas expressões faciais, vá até a sala de embarque (até onde o acesso é permitido, claro), fique observando os aviões pousarem e decolarem. Deixe fluir. Faça um reconhecimento do território.

4 – Evite se automedicar e ingerir bebidas alcóolicas: sim, é uma tentação “encher a cara” e dormir no voo todo, seja pela bebedeira por pela automedicação. Mas isso é mais prejudicial do que bom e pode intensificar a ansiedade. Converse com seu médico e questione se pode tomar algo para controlar a ansiedade, mas não tome a decisão sozinho. E bebidas? Bom… As companhias aéreas proíbem que os passageiros entrem embriagados, então se não souber disfarçar bem, amigo! Será barrado e isso não vai ajudar a controlar o problema.


5 – Tenha material de distração: livro, e-book, músicas… Mantenha a mente ocupada. Sabe o ditado sobre a mente ociosa? Não deixe o pensamento vagar para as possibilidades do que podem acontecer. Ocupe-a. Leia, ouça música, assista filmes, converse. O ideal é viajar, pelo menos no começo, com algum conhecido, que possa te distrair com conversas animadas. Se o tédio apertar apele até para o jogo da velha, mas não fique sem fazer nada. Principalmente na decolagem e pouso.

6 – Bolinha antiestresse: sabe aquelas bolinhas fofinhas que várias pessoas ficam apertando por um tempo para liberar o estresse? Leve uma com você. Quando sentir a ansiedade apertar, aperte a bolinha. Ansiedade, aperto, ansiedade, aperto.

7 – Aprenda técnicas de relaxamento: uma viagem não aparece de uma hora para outra, na maior parte dos casos. Enquanto o dia D não chega, dedique alguns momentos do seu dia para aprender técnicas de relaxamento. Além de ajudar em voo, ainda controla a ansiedade pré-voo, aqueles dias que antecedem o embarque e que podem tirar nosso sono. Veja as dicas do site Escola Psicologia:

Na posição de deitado, com as costas bem assentes no chão (ou colchão) e em ambiente calmo e de preferência sem ruídos de fundo, execute os seguintes passos:
  • Feche os olhos e foque-se na sua respiração, (uma das formas de focar a atenção é escutar o som da respiração) faça isso durante 1 minuto.
  • É possível que existam algumas interferências de imagens e pensamentos, volte rapidamente a estar atento e a escutar a sua respiração.
  • À medida que vai respirando e que vai escutando a respiração, verifique se fica mais tranquilo e relaxado. Observe que à medida que consegue focar a sua atenção na respiração durante mais tempo que o corpo fica mais relaxado e a mente mais tranquila.
  • Agora, foque a sua atenção no modo como respira. Se conhecer o modo como respira habitualmente, poderá usar a respiração para se relaxar em momentos que se sinta ansioso.
  • Concentre-se nas partes do seu corpo (tórax) que usa para respirar. Sinta como os diferentes músculos se movem durante a inspiração e a expiração, sinta isso.
  • Esteja tento a todas as sensações que sente quando respira. Memorize essas sensações, para poder reproduzi-las em situação em que se sente ansioso.
  • Agora, coloque uma mão em cima do peito e outra sobre o seu estômago.
  • Note os movimentos de expansão e de contração do peito, à medida que inspira e expira.
  • Note os movimentos de expansão e de contração do estômago, à medida que inspira e expira. Foque-se nessas sensações durante 1 minuto.
  • Em seguida sempre que verificar que está a respirar pelo tórax, mude para os músculos do estômago.
  • Em seguida foque-se na expiração, liberte o ar por entre os lábios, para controlar a sua saída… Verifique se são os músculos do abdómen e do diafragma que se contraem.
  • Repita o processo demorando o dobro do tempo para expirar do que a inspirar o ar.
8 – Não pare de voar: não voe uma vez hoje e a próxima daqui a 50 anos. Transforme isso em uma constante, progressivamente. Comece com voos curtos, trechos nacionais, compre passagens aéreas ao invés de falar: ah, mas dá para ir de carro… Nananinanão. Controlar o medo sobre algo é como adquirir anticorpos ou controlar uma alergia: você tem que ficar exposto ao problema para aprender a lidar com ele.

Quando estiver com a ansiedade mais sob controle, expanda seu horizonte. De um voo de uma hora, tente um de duas três horas. Até conseguir enfrentar um voo de 12 horas, para algum país bacana e turístico.
Que tal? Conte para nós o que mais costuma fazer para driblar seu medo de avião 😉 Ajudemos a complementar a matéria com a sua experiência!








Share:

0 comentários:

Postar um comentário